O que faz um fotografo se especializar?

Tenho escrito aqui semanalmente sobre assuntos ligados à cozinha e aos restaurantes. Hoje eu decidi falar um pouco sobre minha profissão do fotógrafo.

A minha reflexão é sobre a fotografia especializada. O que vem a ser um fotógrafo especializado em alimentação, como eu? Certamente um sujeito diferente de um fotógrafo de moda e semelhante a um fotógrafo de produtos. Os objetos que chegam para nós são bem semelhantes como um queijo, um prato de macarrão, um computador ou um aspirador de pó.

São objetos inanimados que precisam de uma luz e ambientação correta para que passem um desejo de posse a quem vai comprar. Com a comida o desejo de posse é transferido para o desejo de comer e de experimentar, conhecido como “appetite appeal” ou a já conhecida vontade de comer ou água na boca.

O que faz um fotógrafo se especializar? Observando outros fotógrafos vi que a especialização normalmente não é um desejo, é uma coisa que a gente descobre que virou depois que têm sucesso em um determinado tipo de trabalho, aparece outro semelhante, depois outro até o momento que atendemos só um segmento de mercado.

Isso não que dizer que o fotógrafo especializado não sabe fazer outro tipo de foto, mas ele fotografa dentro da sua área de atuação com muita desenvoltura. No primeiro momento minha carreira profissional foi com arquitetura, decoração e produtos em estúdio. A indústria de informática vinha à toda e computadores entravam e saiam do estúdio quase que diariamente. De repente este mercado começou a minguar e os clientes de comida começaram a aparecer. Fazia do jeito que achava bom e foi um sucesso. Acabou que cada vez mais fotos do mercado de alimentação foram aparecendo e me tornei um especialista em comida.

No começo tive que aprender muita coisa sobre o assunto para poder conversar e saber o que o meu cliente precisava. Outra variável é o chef, profissional que sabe tudo dos preparos e nada de fotografia. Tive que aprender a tratar com ele. E, finalmente, a produção que precisa estar de acordo com a comida e qual será a utilização da foto.

Todos aprendiam uns com os outros. É um trabalho em que a equipe tem que estar bem integrada para que o trabalho saia de acordo com o desejo do cliente. Neste trabalho consideramos desde tendências gastronômicas, até de cores para ambientação. Este tipo de coisa pode ser muito útil para revistas ou campanhas de curta duração. Para uma embalagem a foto tem que ser mais conservadora, pois esta embalagem será vista por vários anos sem   parecer uma foto datada.

Não quero dizer que a técnica seja desprezível. Um fotógrafo de joias domina a forma de atenuar ou ressaltar os reflexos como poucos, afinal ele faz isto com muita frequência. Isto não quer dizer que ele não saiba fotografar os ambientes e o retrato do dono da joalheria.

Apesar de especializados, nós fotógrafos, temos que ser muito flexíveis, também.