O Fotógrafo

Mauro Holanda

Mauro Holanda é um experiente fotografo na área da hoje chamada gastronomia. Quando começou a trabalhar nesta área era conhecido como fotografo de comida, coisa não muito prestigiada na época.

Foi pioneiro na fotografia gastronômica moderna, tirando as equipes do estúdio e instalando suas tralhas nos restaurantes. Colocou a fotografia dentro da cozinha.

Mauro virou o Brasil a procura de recantos, produtos e delícias desconhecidas para os leitores da revista Gourmet nos idos dos anos 80. Nesta época a cozinha regional só era conhecida na própria região.

Na ocasião, o mais valorizado eram os cozinheiros estrangeiros, especialmente os franceses, que começavam a chegar no país. Daqui só mesmo cozinheiros nordestinos que começavam lavando chão, chegando alguns a subir à posição de chefs em prestigiados restaurantes franceses.

Sempre atento Mauro procurava se inteirar das novidades frequentando as cozinhas dos mais variados tipos de restaurantes.

Os novos tempos começavam a chegar junto com produtos de qualidade das mais variadas procedências e a inovadora Revista Gula. Chefs brasileiros que estavam na Europa começavam a voltar para o Brasil, trazendo consigo uma enorme experiência. Chegou a hora de voltar a viajar, desta vez para a França, onde fotografou alguns dos mais prestigiados chefs da época.

Foi, também, procurar aquela que era considerada a melhor cachaça do país. Foram muitas viagens a Salinas em busca de pessoas e suas histórias, resultando em várias matérias, muitas fotos e livros.

Desde então o fotografo vem se dedicando exclusivamente à gastronomia, fotografando, escrevendo, proferindo palestras e ministrando workshops em diversos cantos do país.

Contato:
email